Presidente Temer fecha farmácias populares e Santiago perde sua unidade | RadioItuAm


No Ar! Ao Vivo!
Rádio Itu Am 1460 KHz

Redes Sociais

facebook rss skype

Presidente Temer fecha farmácias populares e Santiago perde sua unidade

Presidente Temer fecha farmácias populares e Santiago perde sua unidade

    Por decisão do Ministério da Saúde, os municípios não vão mais receber o repasse mensal de R$ 12.500 e também todo o elenco de medicamentos para manter as unidades próprias de Farmácias Populares em todo o Brasil.  Com isso, Santiago perderá a sua unidade, que encerra as atividades nesta quarta-feira, dia 31, depois de 11 anos. Conforme a farmacêutica Liana Canterle, o local fazia uma média de 100 atendimentos diários de pessoas que vinham em busca de medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes, asma, e medicamentos com baixo custo para várias outras doenças, como osteoporose e depressão. 

 

 

Agora os pacientes terão de comprar nas farmácias credenciadas pelo programa "Aqui Tem Farmácia Popular", que oferecem em torno de 25 medicamentos. "A unidade que está sendo fechada pelo governo federal oferecia 110 itens, portanto, a população ficará descoberta em relação a mais de 80 medicamentos", informa Liana.

 

 

 

Por sua vez, o prefeito Tiago Gorski Lacerda lamentou a decisão do Governo de encerrar a atividades das unidades. "Não tem como o município manter sozinho o programa farmácia popular, onde o governo federal enviava os medicamentos para e agora não o fará mais. A população perde e é mais um problema para os gestores públicos municipais resolverem".

 

 

 

Prefeitura Municipal

 

Foto> Divulgação/Google